por: Aline Sousa
Foto: Canva
A dúvida sobre os benefícios do colágeno para a pele é comum. Para entendê-los, é preciso pensar nesta proteína como o "andaime" ou a principal estrutura de sustentação do nosso rosto.
O principal benefício é a firmeza. O colágeno se organiza em fibras na derme (a camada intermediária da pele), sendo o grande responsável por manter o tônus, a resistência e evitar a flacidez.
Ele também garante a elasticidade. Junto com a elastina, o colágeno permite que a pele se estique e volte ao normal, um fator crucial para prevenir a formação de linhas de expressão e rugas permanentes.
A produção natural de colágeno, no entanto, começa a diminuir a partir dos 30 anos. Nessa fase, uma enzima começa a degradar essas fibras, dando início ao processo visível do envelhecimento.
Aos 50 anos, a perda é muito mais acentuada. Com a estrutura de sustentação enfraquecida, surgem as rugas mais profundas, os sulcos (como o bigode chinês) e a flacidez do contorno facial.
Embora a perda seja inevitável, é possível retardá-la. Uma vida saudável, com alimentação rica em vitaminas (C e E) e zinco, somada a exercícios e à ausência do cigarro, ajuda a preservar o colágeno existente.
Então, quais os benefícios? O colágeno é a proteína que dá firmeza e resistência à pele. Preservá-lo através de hábitos saudáveis é a forma mais eficaz de prevenir a flacidez e o surgimento de rugas.