por: Dominando a MaKe
Foto: Canva
Entender as 3 fases do envelhecimento da pele é chave para um cuidado eficaz. É um processo natural, influenciado pela genética e estilo de vida, que pode reduzir as funções da pele em até 50% com o tempo.
A primeira fase é marcada pela queda na produção de colágeno. Isso resulta na perda de luminosidade e no surgimento das primeiras linhas de expressão e rugas finas, além de irregularidades no tom e relevo da pele.
Na segunda fase, o processo se intensifica. A degradação do colágeno e da elastina é mais severa, o que transforma as linhas finas em rugas profundas e a perda de firmeza facial se torna muito mais evidente.
A terceira fase é a da pele madura. Aqui, a produção de colágeno despenca, levando a uma flacidez acentuada, perda de densidade, alteração do contorno facial e um ressecamento geral e persistente da pele.
As causas são internas e externas. Entre as internas estão os movimentos musculares repetitivos, o declínio hormonal (menopausa) e a renovação celular, que se torna cada vez mais lenta com a idade.
Fatores externos também aceleram o processo, como a glicação (danos do açúcar ao colágeno), a oxidação (estresse, poluição) e inflamações que degradam as fibras de sustentação da sua pele.
Para combater esses efeitos, a rotina de cuidados é essencial. Aposte em produtos com antioxidantes (Vitamina C), firmadores, hidratantes e precursores de colágeno para minimizar os sinais do tempo em cada fase.